• Ministério Público do DF autua o BRB por publicidade na Torre de TV de Brasília

    Gestor da Torre de TV de Brasília — cartão postal da capital — desde 2020, o Banco Regional de Brasília está agora sendo autuado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por propaganda irregular.

    Publicidade
    Publicidade

    A decisão foi publicada nesta quinta-feira, 11/07, no Diário Oficial da União. Assinada pela promotora de justiça Marilda dos Reis Fontinele, a nota diz que o aproveitamento publicitário do espaço pelo BRB “encontra-se irregular, por não atender os dispositivos legais do Plano Diretor de Publicidade, além de poluir a fachada do monumento arquitetônico, trazendo prejuízo à paisagem urbana”.

    Inaugurada em 1967 a partir de projeto do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, a Torre de TV é considerada a segunda mais alta do gênero do país, com cerca de 230 metros de altura.

    Atualmente, a estrutura é responsabilidade do BRB, a partir de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o prazo de 20 anos. Segundo a Agência Brasília, do Governo do Distrito Federal, o banco já teria investido cerca de R$ 20 milhões no complexo, inclusive revitalizando o Jardim Burle Marx, que há mais de quatro décadas estava aguardando a obra.

    Não por acaso, o BRB se viu no direito de aproveitar os investimentos para se promover institucionalmente.

    A conta publicitária do BRB está com a Cálix, mas fontes da agência informam que as peças publicitárias instaladas no local, assim como eventos promovidos lá pelo banco estão a cargo da área de comunicação interna do BRB.

    De qualquer modo, o MPDFT decidiu “instaurar Inquérito Civil Público a fim de coletar elementos com vistas à propositura de ação civil pública para a restauração da ordem urbanística e responsabilização pelos danos morais coletivos, relacionados à publicidade e propaganda, em razão da fixação de engenhos publicitários irregulares nas fachadas da Torre de TV”.

    A Janela já entrou em contato com a assessoria de imprensa do BRB e aguarda um posicionamento oficial a respeito.

    Publicidade
    Publicidade

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×